fevereiro 8, 2019

Você sabia que viajar pode te tornar um profissional melhor?

Você sabia que viajar pode te tornar um profissional melhor?

Viajar pode causar um impacto positivo em todas as áreas da nossa vida e inclusive te ajudar a ser um profissional melhor. Saiba como!

Férias são apenas distração?

Para muitas pessoas viajar pode significar uma fuga do trabalho. Mas se engana quem pensa que as férias não podem trazer benefícios para a vida profissional. Ao viajarmos nós nos sentimos mais ricos no nível pessoal e isso se estende para todas as áreas da nossa vida.

De acordo com a profissional Emily Brockway, cofundadora de uma empresa de serviços de viagens, existem 6 benefícios que viajar pode oferecer para sua vida e torná-lo um profissional melhor:

 

  1. Competência cultural

Vivemos uma era onde as empresas estão se tornando cada vez mais globais e diversificadas. Por mais que essa diversidade traga melhores resultados para o negócio, ela também gera uma necessidade de administrar e estimular com mais frequência a equipe. Viajar pode ajudar na convivência com os colegas de trabalho ou até mesmo a ser um profissional melhor para liderar seus colaboradores. Isso se deve ao fato de que as viagens tornam possíveis diferentes tipos de comunicação e mostram culturas diferentes, mesmo em uma pequena instância.

 

Quando os membros do time vêm de diferentes países e experiências e estão trabalhando em diferentes locais, a comunicação pode se deteriorar com facilidade, o mal-entendido pode acontecer e a cooperação pode se opor à desconfiança. Ao viajar para o exterior e vivenciar novas culturas e modos de vida, as pessoas se equipam para melhor gerenciar e liderar equipes diferenciadas.

Tsedal Neeley, professora da Harvard Business School

 

  1. Comunicação

É comum encontrar dificuldades para se comunicar durante uma viagem, seja por uma barreira do idioma ou por uma diferença cultural.  Você precisa ouvir bastante e ser criativo na maneira em que irá se comunicar com os outros e no trabalho não é diferente. De acordo com um relatório elaborado pela The Economist Intelligence Unit e a Lucidchart, 42% dos funcionários atribuem mal-entendidos no trabalho a diferentes formas de comunicação. Uma viagem para o exterior pode te proporcionar vivência e quebra de barreiras de comunicação. Isso faz com que você fique mais consciente das diferenças entre os estilos de comunicação no trabalho.

 

  1. Descanso para o cérebro

Seja para superar um bloqueio criativo ou sair da rotina, mudar o seu cenário pode ser uma boa solução. Fazer uma pausa é um dos melhores estímulos para a criatividade até mesmo para profissionais de alto desempenho.

Segundo um estudo da University of British Columbia, conforme nossa mente “passeia”, áreas cerebrais associadas à resolução de problemas ficam mais ativas. Viajar nos coloca em ambientes onde podemos pensar de formas diferentes.

 

  1. Melhoria do potencial

Por mais que muitas pessoas se apeguem em perguntas comportamentais nas entrevistas, mostrar seu potencial pode ser uma grande oportunidade de construir uma conexão com o entrevistador. Responda algumas questões com histórias relevantes sobre suas viagens.

Eu sempre faço um diário de viagem. Costumo anotar observações, lições aprendidas sobre o que me rodeia ou até mesmo coisas que aprendi sobre mim. Talvez isso possa ajudá-lo a descobrir o que você quer fazer da sua vida

Emily Brockway, cofundadora da Noken

 

  1. Agilidade

Enfrentar contratempos em um ambiente desconhecido é algo muito comum para quem está viajando. Isso faz com que você tome decisões fora da sua zona de conforto e aja como um profissional melhor resolvendo problemas inesperados.

 

  1. Conexões

Viajar é uma ótima forma de criar uma rede global. Através da tecnologia fica ainda mais fácil manter suas conexões em grupos no WhatsApp ou até pelo LinkedIn. Isso pode gerar muitas oportunidades para seu negócio.

A Fê La Salye fez um vídeo explicando como as viagens podem ser diferenciais para seu currículo, confira:

O networking também te ajuda a ser um profissional melhor!

Viajar pode contribuir e muito para sua vida profissional e frequentar um grupo de networking também! Junta-se ao grupo de contatos que mais cresce em Bauru. Venha tomar um café conosco e saiba mais sobre o Meepe Networking!

Entre em contato e conheça mais do nosso grupo!

contato@meepe.com.br

Posts recentes

Entre em contato e saiba como participar da Meepe Networking contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Dicas e Guias # , , , , , ,
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *