A Variável ambiental no âmbito empresarial
Assunto muito discutido na atualidade, ser uma empresa sustentável está se tornando cada vez mais uma obrigação e não mais um diferencial. Essa semana quem discute sobre esse assunto é o MSc. Fábio Santos.
De acordo com a Comissão Brundtland, criada pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de compreender a deterioração do meio ambiente e dos recursos naturais e as consequências da deterioração para o desenvolvimento econômico e social, definiu-se no relatório “Nosso Futuro Comum” (Our Common Future), que o desenvolvimento sustentável é quando há desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
Mediante esse cenário, as empresas estão se ajustando para que todo o processo de sua atividade fim não prejudique totalmente as gerações futuras. Com isso, a saída para as organizações tem sido implementar um Sistema de Gestão Ambiental.
Esse Sistema tem o objetivo de buscar resolver, prevenir e diminuir a intensidade dos problemas. Contribuindo assim, para o desenvolvimento sustentável.
Para se ter esse sistema, é necessário que a empresa tenha políticas ambientais bem desenvolvidas. Que vai desde a natureza das atividades por ela desenvolvidas dos seus serviços, dos locais e das condições nas quais o sistema funciona e do atendimento aos requisitos legais do mercado de atuação.
Como Ser Reconhecida Como Empresa Sustentável
Para conseguir a imagem de uma empresa sustentável, muitas organizações burlam dados ou até mesmo utilizam de propagandas para passarem essa imagem. Para evitar esse tipo de situação, existem certificações que comprovem quando a empresa tem uma conduta sustentável.
Um exemplo é a certificação, ISO 14000 que por meio de uma abordagem sistêmica possibilita que a organização atinja o sucesso sustentável em longo prazo e estabelece melhorar práticas para:
- Proteger o meio ambiente por meio da prevenção impactos ambientais adversos;
- Diminuição de potenciais efeitos adversos das condições ambientais da organização;
- Aumento do desempenho ambiental;
- Utilização de perspectiva de ciclo de vida que pode prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida.
Tendo assim:
- Redução de riscos de acidentes, de sanções legais etc;
- Aumento da qualidade dos produtos, serviços e processos;
- Economia ou redução do consumo de matérias-primas, água e energia;
- Captação de novos clientes;
- Melhora da imagem
- Aumento das possibilidades de permanência da empresa no mercado.
Gostou do artigo? Continue acompanhando a nossa página que sempre estamos compartilhando conteúdos pertinentes para a sua vida profissional!
Nenhum Comentário