Fevereiro 19, 2018

Tipos de líderes: conheça o seu e aprimore o seu negócio!

Tipos de líderes: conheça o seu e aprimore o seu negócio!

No artigo dessa semana vamos falar de uma pessoa que, independentemente do seu cargo dentro de uma empresa, você já conheceu. O líder. Para alguns ele deve ter um perfil mais autoritário (que coloca ordem em meio ao caos), para outros deve ser parceiro. Saiba que existem os dois tipos de líderes e até mesmo com mais perfis. Se interessou? Venha conhecer cada um deles, descubra em qual você se enquadra e aprimore assim as suas qualidades!

Líder, palavra pequena, mas muito presente e necessária dentro de uma organização. Geralmente é aquele indivíduo que atua como um guia ou chefe de um grupo. Para que sua função seja efetiva é necessário que os demais colaboradores conheçam os seus atributos.  Veja agora os principais perfis de líderes existentes no mercado.

 

Autoritário

Popularmente conhecido como chefe, esse tipo de líder costuma ter uma postura mais centralizadora, inflexível e de certa forma individualista. Ou seja, é aquela pessoa que não fica escutando os anseios dos colaboradores para melhorar o ambiente de trabalho. Muito pelo contrário, esse tipo de líder é focado somentenos resultados. Por ter uma postura rígida, costuma prejudicar o clima organizacional, pelo medo que causa nas demais pessoas. Esse tipo de liderança já foi muito comum, no entanto, está cada vez mais ficando em desuso.

 

Especialista

É aquele líder que alcançou a posição por ter um grande conhecimento técnico da sua área de atuação. Por esse motivo consegue colaborar no dia a dia da operação para a solução dos problemas que existem. No entanto, às vezes, não tem as competências necessárias para conduzir uma equipe, como inteligência emocional, empatia, poder de persuasão etc.

 

Liberal

Esse tipo de líder está presente em equipes que têm certa “maturidade” e que não precisam de uma supervisão constante, porque as pessoas têm a capacidade de autogerenciamento. Por estar em um ambiente assim, esse profissional costuma delegar tarefas com mais facilidade e abre espaço para a inovação e o processo criativo dos colaboradores. Para não se tornar um líder pouco participativo e até mesmo negligente é preciso que conheça cada membro de sua equipe com profundidade.

 

Democrático

Esse perfil de liderança costuma estar em empresas que valorizam a gestão colaborativa. Em que as equipes têm voz nos processos decisórios. O líder então, costuma estimular constantemente seus colaboradores de forma que incentive o trabalho em equipe.

 

Meritocrático

A atuação desse líder se fundamenta na meritocracia. Isto é, utiliza constantemente metas e indicadores para incentivar o desempenho dos colaboradores. De forma que os melhores ganham reconhecimento e destaque. E os que ficam abaixo das expectativas começam a ser monitorados e orientados de forma diferente por esse gestor.

 

Carismático

Por apresentar algumas características como otimismo, humildade, dedicação, empatia e imparcialidade, costuma conquistar a sua equipe com facilidade. De modo que os colaboradores adotem a sua postura e passem a admirá-lo. Nesse tipo de liderança a equipe  costuma desempenhar suas funções sem  a necessidade do líder ficar insistindo.

E você? Qual o seu perfil? Quer aprimorá-lo? Ou ainda não descobriu? Nas nossas reuniões estamos constantemente discutindo como podemos melhorar a gestão de nossos negócios. Venha tomar um café da manhã conosco!

Entre em contato e conheça mais do nosso grupo!

contato@meepe.com.br

Posts recentes

Entre em contato e saiba como participar da Meepe Networking contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Dicas e Guias # , , , ,
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *