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Como melhorar o relacionamento com o cliente em 4 passos

Conhecer o seu público, resolver os problemas com empatia e acompanhar os indicadores de satisfação são algumas


Investir em uma relação sólida com o cliente é uma das atitudes que farão a diferença no sucesso do seu negócio, afinal, entregar valor e resolver os problemas de forma empática pode ajudar a conquistar clientes fiéis. Saiba que criar um vínculo vai muito além de vender um produto ou serviço, por isso, separamos algumas dicas valiosas. Confira a seguir como melhorar o relacionamento com o seu público-alvo!

 

 

1. Conheça quem é o seu público

Para conquistar clientes a longo prazo e para qualquer venda ser bem-sucedida, é fundamental entender quais são as principais “dores” do seu público-alvo e como ela poderia ser atendida ou sanada pelo seu produto ou serviço.

Portanto, o primeiro passo é buscar informações. Manter o diálogo com seus clientes sempre é uma ótima maneira de descobrir as necessidades dessas pessoas, no entanto, há outras formas de conseguir identificá-las.

Se você possui rede social, aposte em abrir uma votação ou caixinha de perguntas no Story do Instagram. Crie um questionário no Google Forms contendo uma pesquisa de satisfação para ser enviada por WhatsApp. Busque uma agência especializada ou profissionais de comunicação para criar materiais que possam ser divulgados, coletando informações, como uma newsletter ou e-mail marketing.

 

2. Realize pesquisas de satisfação

E por falar em pesquisa de satisfação, ela é crucial para conseguir o feedback de seus clientes, seja em relação ao atendimento ou serviço/produto oferecido. Você pode aplicar a pesquisa ao final de cada atendimento, pedindo para que o cliente avalie a experiência.

Se você possui conta no Google Meu Negócio, use a ferramenta de comentários e peça aos clientes que deixe um depoimento e classifique sua empresa pelas “estrelas”. O mesmo pode ser feito pela página do seu negócio no Facebook, em avaliação.

É importante ficar atento às respostas, pois assim conseguirá encontrar oportunidades de melhoria e fortalecer aquilo que já está bom.  Sempre que possível, aplique perguntas como:

-Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a minha empresa para um amigo ou colega?

-Como você avalia o atendimento prestado?

-O nosso serviço está abaixo, acima, ou atende às suas expectativas?

Feedback do cliente. Pessoas sorridentes, votando e dando comentários
3. Ofereça diferentes canais de comunicação

Para que o seu cliente tenha acesso à você, é preciso oferecer canais de comunicação que possibilitem cada um escolher o melhor de acordo com a sua necessidade. Seja no WhatsApp, chat, e-mail, telefone, não importa qual plataforma escolhida, você ou a sua equipe precisam estar aptos para manter o mesmo nível de atendimento em todas.

Inclusive, atender com rapidez para que o cliente não fique esperando, garante a satisfação que ele merece.

 

4. Seja empático e busque sempre resolver um problema

Colocar-se no lugar do cliente é algo que todo empreendedor deve fazer, e isso vale para os colaboradores também. Se o seu cliente está tendo problemas com o serviço ou produto comprado, a empresa toda sai perdendo.

Nesta hora, ser empático e buscar soluções assertivas para o problema poderá evitar um descontentamento maior.

 

Construindo relacionamentos sólidos

Nossas dicas mostram como é possível melhorar e construir um relacionamento com o cliente de maneira sólida. Para isso, você e toda a equipe devem se empenhar para que cada uma seja aplicada. Nós também preparamos um conteúdo especial sobre como atrair, manter e encantar os clientes nas redes. Não deixe de conferir!

Gostou do nosso conteúdo? Então continue nos acompanhando.

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