setembro 3, 2018

Como está sua rede de contatos? Entenda mais sobre networking!

Como está sua rede de contatos? Entenda mais sobre networking!

Há várias maneiras de realizar o que nós chamamos de networking. Mas, nem sempre é fácil alimentar uma rede de contatos. Para quem é mais tímido ou introvertido, o networking pode parecer um grande desafio. Confira agora 7 dicas para contatar sua rede de contatos.

É possível aprender a fazer networking? Sim! Separamos 7 dicas para melhorar seu networking com base no livro How to Survive da consultora Naomi Karten.

 

1 – Desenvolva a ideia certa

Jamais comece um contato dizendo que você está precisando de algo, dessa forma você irá apenas ser indiscreto ou até mesmo inconveniente. Uma ótima forma de abordar alguém é ter sempre em mente que o networking é um caminho de mão dupla. Ouvir é tão importante quanto falar. Deixe a sua espontaneidade guiar a conversa. Seja direto, objetivo, não perca seu foco, ouça mais, fale pouco e pergunte.

 

2 – Tenha objetivos

Quando pratica o networking, você está assumindo que necessita de outra pessoa para ajudá-lo a concluir seus objetivos. Então prepare-se para se relacionar. Crie uma lista do que deseja alcançar e tenha clareza no que busca. Procure por pessoas que acrescentarão sempre algo novo, mesmo que não sejam exatamente do seu nicho de atuação. Mas, para que haja um bom relacionamento é necessário que você crie um vínculo com cada um.

 

3 – Aproveite sua zona de conforto

Um bom profissional deve observar seu próprio comportamento para assim perceber o que mais funciona pare ele. Melhore sua rede de relacionamentos tirando proveito de situações e temas que te deixem confortáveis.

 

4 – Saiba como mapear oportunidades para relacionamento

É importante reforçar que um bom networking não é baseado em quantidade, mas sim em qualidade. Há diversas ocasiões em quem é possível criar e alimentar seus contatos, como por exemplo, em eventos e redes sociais. Nas mídias sociais, escolha qual a melhor rede para interagir e consulte perfis de parceiros para entender o padrão de comunicação que eles utilizam.

 

5 – Utilize grupos como ferramentas

Como falamos no tópico acima, as redes sociais são muito importantes para o networking. Maximize suas conexões no Facebook e também no LinkedIn. Nos dois, há grupos de diversos interesses, pessoais e profissionais. Eles podem servir como porta de entrada para novas oportunidades. Atualize sempre seu perfil com todas as informações necessárias de sua empresa.

 

6 – Ofereça algo aos seus contatos

É fundamental para um profissional ter uma imagem confiável perante seus clientes, isso se constrói através da demonstração de flexibilidade, colaboração, humildade e conhecimento. Acrescente valor quando estabelecer um contato, ofereça algo novo. Pense que o “o que posso fazer por você”deve vir antes do “o que você pode fazer por mim”.

 

7 – Use seu tempo da maneira certa

Profissionais introvertidos acabam deixando as oportunidades passarem.  Evite que isso aconteça usando seu tempo da melhor forma e marcando encontros em horários específicos, como café da manhã e almoço. Essa prática torna mais fácil criar e manter seus relacionamentos. Uma rápida saída para um café pode gerar bons negócios.

 

DICA BÔNUS

Conheça empresários de sucesso e faça parte da rede de contatos que mais cresce em Bauru! Venha tomar um café conosco e conhecer mais sobre o Meepe Networking!

 


Entre em contato! Quer saber mais? Continue navegando pela nossa página!

Entre em contato e conheça mais do nosso grupo!

contato@meepe.com.br

Posts recentes

Entre em contato e saiba como participar da Meepe Networking contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Negócios # , , , , ,
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *