Build your base

Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem ei est.

BAURU             PIRACICABA            OURINHOS

Blog

Meepe / Dicas e Guias  / Planejamento estratégico para 2021: como fazer o seu?

Planejamento estratégico para 2021: como fazer o seu?

2021 está chegando e nós separamos algumas dicas para você fazer o seu planejamento estratégico. Confira!


O planejamento estratégico é fundamental

Quando o final de ano chega, é a hora de colocar todas as metas no papel e fazer um planejamento estratégico para o próximo ano. 2020 foi repleto de desafios, mas ao mesmo tempo foi possível olhar com mais detalhes o negócio, analisar o que poderia ser melhorado.

Em 2021, esperamos que haja muito crescimento e sucesso. Por isso, separamos algumas dicas para você fazer o seu planejamento estratégico, importante para servir como um guia nas ações que serão feitas na empresa. Confira!

 

  • Relembre a identidade organizacional do negócio

Antes de tudo, coloque em evidência a identidade organizacional da empresa. Pode não parecer, mas essa etapa é muito importante. Pense que é como se fosse uma base para os objetivos e metas definidos nos próximos passos, além de influenciar em muitas atitudes futuras.  Perguntas como:

-Por que a empresa existe?

-Onde ela quer chegar?

-Qual a missão e a visão?

-Quais são os valores?

Tudo isso faz a diferença no planejamento estratégico.

planejamento estratégico
  • A equipe deve participar

Na hora de traçar o planejamento, a sua equipe ou as pessoas que te ajudam no negócio devem participar. Experimente juntar todo mundo para uma sessão de brainstorming ou de levantamento de opiniões. Fazer isso é fundamental para descobrir os pontos a serem melhorados, ideias a serem trabalhadas e até possíveis inovações.

Algumas ferramentas podem ajudar nesse processo, como o SWOT. A análise SWOT serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Para cada uma, você e seus colaboradores devem definir as respostas.

  • Defina os objetivos e metas

Depois de relembrar a identidade organizacional e fazer a análise SWOT, é o momento de definir os objetivos e metas. Cada um desses grandes objetivos deve ser dividido em objetivos menores (chamados de táticos). Os objetivos táticos devem ter planos de ações atrelados a eles. Nas metas, pode-se utilizar a ferramenta SMART. Nela, você vai definir a meta seguindo o modelo abaixo:

-Específico: defina algo específico que o seu negócio quer alcançar (ex: aumentar o faturamento).

-Mensurável: é conseguir “medir” essa meta (ex: aumentar em 10%).

-Alcançáveis: tem que pensar se o negócio tem capacidade para tal meta, se é alcançável (ex: o crescimento anual chega em torno de 8%. Sendo assim, é possível aumentar o crescimento para 10%).

-Relevante: definir qual a importância dessa meta (ex: a empresa nunca teve um faturamento anual de 10%).

-Tempo: determinar um tempo para iniciar e finalizar a ação (ex: a empresa tem 10 meses para atingir a meta).

  • Apresente e coloque em prática

Depois de passar por todos esses passos anteriores, apresente para todos os colaboradores e coloque em prática o que foi definido. É a hora de colocar a “mão na massa”!

 

Comece 2021 com o pé direito

Agora que você já conferiu algumas dicas para fazer o seu planejamento estratégico, que tal fazer parte do Meepe? Nosso grupo de networking é uma ótima oportunidade para ampliar a rede de contatos. Entre em contato e seja um meeper. Comece o novo ano da maneira correta!

 

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando!

 

Nenhum Comentário

Comentar esse Artigo