novembro 5, 2018

Aprenda o que é uma Persona e como criá-la para seu negócio

Aprenda o que é uma Persona e como criá-la para seu negócio

A persona foi criada para ajudar seu negócio e compreender melhor quem é seu cliente e o que ele precisa. Confira mais!

Graças a transformação digital, as empresas se preocupam cada vez mais com o consumidor e o colocam no centro de suas ações. Por isso, todas as táticas do seu negócio devem ser interessantes para seu comprador ideal.

 

Afinal, o que é persona?

O conceito foi criado por Alan Coopere e diz que “Persona ou buyer persona é um perfil semi ficcional que representa o cliente ideal de uma empresa, criado para ajudar seu negócio e compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa”.

Essa persona, nada mais é que um personagem criado para ajudar sua empresa a entender melhor quem é seu cliente e do que ele precisa. Uma boa persona descreve com detalhes como seria seu comprador ideal. A pessoa perfeita para consumir seu produto ou serviço.

  • Exemplo de persona

Jéssica, 29 anos, é graduada em publicidade e propaganda e coordenadora de conteúdo em uma agência de publicidade. Solteira e mora sozinha com seu gato, Napoleão, que trata como filho. Queria passar mais tempo com Napoleão, mas trabalha muito e não sabe como distraí-lo. Seu objetivo é comprar um produto que resolva a falta que seu gato sente dela.

 

Público-Alvo

Abrange um grande número de pessoas que podem ser atingidas pelo produto ou serviço que sua empresa oferece. Isso envolve fatores demográficos, socioeconômicos e comportamentais que serão importantes para ações de seu negócio.

A preocupação das empresas hoje em dia, deve ser voltada para selecionar melhor seus clientes e entendê-los mais a fundo. Com isso é possível garantir que a experiência será satisfatória.

  • Exemplo de público-alvo

Jovens entre 20 e 27 anos, com formação superior, classe C e B, que procuram um trabalho flexível e inovador.

Fonte: Perfomed Digital

Como criar uma persona?

Não crie uma persona partindo de palpites ou suposições. A lista de perguntas que podem ser feitas é extensa e irá variar se acordo com o seu segmento. Separamos algumas questões que podem te auxiliar:

– Saiba quais são as perguntas que precisam ser feitas

– Analise os dados e procure características comuns entre seus clientes

Personifique os dados, crie um nome, idade, profissão

– Compartilhe esses resultados com seus colaboradores e parceiros


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