maio 14, 2018

Conheça o perfil dos empreendedores de negócios de impacto social

Conheça o perfil dos empreendedores de negócios de impacto social

Empreender é o sonho de muita gente! Principalmente das pessoas que procuram iniciar um negócio que tenha impacto social. Veja em nosso artigo o perfil dos empresários que buscam provocar mudanças sociais.

O que são empresas de impacto social?

Quando tratamos de negócios sociais, estamos lidando com iniciativas financeiramente sustentáveis, administradas por pequenos negócios, como bjetivos econômicos e de caráter social e/ou ambiental que contribuam para mudar a realidade de populações menos favorecidas e que pleiteiam o desenvolvimento da economia.

 

Pesquisa “Negócio de Impacto Social”

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae,“Negócios de Impacto Social e Ambiental”, “as empresas de impacto social são uma oportunidade crescente no país ao possibilitar soluções relacionadas a desafios sociais ou ambientais, como a geração de renda e de trabalho, considerando a viabilidade econômica com base em estratégias e modelos de negócios”.

Segundo dados divulgados, 39,5% dos empreendedores têm graduação mais elevada do que nível superior completo. Quase 55% trabalham sozinhos, 17,2% possuem de dois a cinco funcionários e 15,6% têm apenas um colaborador.

As áreas de atuação? Educação (37,1%), seguida por treinamento – acesso a trabalho e renda (25,8%), cultura (22,6%), economia criativa e artesanato (19,4%).  Segmentos inovadores como cidades inteligentes (11,3%) e economia verde (8,1%) também se destacam entre aqueles com maior predominância no Brasil.

A diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, afirma que esses negócios “são inovadores, que atuam de forma transversal em todos os setores produtivos e nas cadeias de valor. Eles são liderados por empreendedores empenhados em gerar trabalho e renda, o que gera impacto positivo principalmente em comunidades de baixa renda, transformando realidades e contribuindo para o desenvolvimento local”.

Firgun: um exemplo de negócio de impacto social!

Um exemplo de empresa de que tem o objetivo de impactar a sociedade, é a Firgun. Que foi idealizada e fundada por Fábio,que é engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da USP. O profissional teve a ideia de abrir algo para a atuação na área de educação financeira, para facilitar o acesso de microempreendedores ao capital produtivo.

“Queremos facilitar o acesso ao microcrédito para empreendedores de baixa renda. Fazemos isso por meio de uma plataforma de empréstimo coletivo para captar esses valores pela internet”, explica Lemuel Simis Pilnik, que gerencia a Firgun junto a Fábio Takara.

Lemuel e Fábio explicam que a Firgun funciona da seguinte forma “o empreendedor em busca de microcrédito passa por uma triagem. Após ser aprovado, é delimitado o valor da campanha e em quantas vezes o empreendedor vai pagar o financiamento. Assim, a campanha é criada e as pessoas interessadas podem fazer doações com valores a partir de R$ 25,00. Todo o valor doado é pago pelo próprio empreendedor e, quando os investidores recebem o dinheiro de volta, podem optar por apoiar um outro projeto – multiplicando o impacto social por meio do seu recurso”.

 

Nós do Meepe, acreditamos que empresas de impacto social são essenciais para a nossa sociedade.  Se você tem esse tipo de empresa e tem o desejo de conhecer empreendedores engajados e dispostos a crescer, venha tomar um café conosco!

Entre em contato e conheça mais do nosso grupo!

contato@meepe.com.br

Posts recentes

Entre em contato e saiba como participar da Meepe Networking contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Pequenos Negócios
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *