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Ouvir o cliente pode te ajudar a criar uma grande ideia!

É preciso ouvir!

Já parou para pensar que muitas das ideias inovadoras podem surgir dos seus consumidores? Aproveitar a oportunidade para ouvir o cliente é uma forma de encontrar novas perspectivas para o seu negócio. Independentemente do tamanho e setor que você atue, entender as necessidades do seu público-alvo e como captar o feedback de cada um é muito importante para pensar em novos projetos e melhorias.

 

Como fazer isso?

Pensar em formas de se conectar com o seu cliente é uma boa iniciativa para que o seu negócio continue evoluindo. Veja alguns exemplos!

  • Monitore as redes sociais: monitorar as suas redes sociais é uma das principais maneiras para ver o que o seu cliente está falando do seu negócio. Os consumidores de hoje em dia estão cada vez mais habituados a deixar suas opiniões nas redes sociais. Por isso, esteja sempre presente para monitorar as páginas do seu empreendimento. Veja os comentários e as interações do público e, sempre que possível, responda as mensagens.

 

  • Pós-venda: investir no pós-venda é uma forma de fidelizar o seu cliente e possibilitar que ele conte o que achou do seu produto ou serviço. Um dos exemplos é enviar e-mails marketing com pesquisa de satisfação, assim é possível analisar se o consumidor gostou ou não.

 

  • Ofereça canais de atendimento: oferecer canais de atendimento para o seu consumidor é fundamental. Telefone da empresa, chat no site, e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter… é importante possibilitar ao cliente a liberdade de expor sua opinião e sugestão no canal que ele achar melhor. Diminua barreias entre você e o seu consumidor!

 

Depois de ouvir, qual o próximo passo?

Além de ouvir o cliente, é preciso agir! Dar atenção para o que o seu cliente tem a dizer é etapa importante, mas, depois é preciso dar o próximo passo!  Utilize todas as informações coletadas e pense em como melhorar e até criar algo diferente para seu produto ou serviço. Se o seu cliente deu alguma sugestão, analise se é viável. Pense em critérios como: “Essa ideia trará retorno para a empresa?”, “Essa sugestão tem a cara da empresa?”. Perguntas assim podem te ajudar a se orientar e pensar se vale a pena investir na ideia. 

 

 


Para se inspirar!

Quer ler mais sobre o assunto? Alguns livros podem te ajudar a entender melhor os clientes e como é importante criar uma boa relação com eles.

  • É o cliente que importa -Michael A. Aun
  • Feitas Para o Cliente – Roberto Meir e Daniel Domeneghetti
  • Nos Bastidores da Disney – Tom Connellan
  • A Pergunta Definitiva 2.0 – Fred Reiccheld

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