agosto 27, 2018

5 dicas para se manter motivado e produtivo no trabalho

5 dicas para se manter motivado e produtivo no trabalho

Quando falamos de gestão, muitos profissionais acabam não conseguindo se organizar e utilizar seu tempo da melhor forma para executar todas as atividades do dia a dia. Conheça 5 formas de se manter motivado e produtivo para evitar situações como essa.

Você já sentiu que seu dia não tem horas suficientes para a quantidade de trabalho que precisa realizar? Isso é um sinal de que você não está extraindo o máximo do seu tempo disponível e pode melhorar a sua produtividade. É importante lembrar que o maior erro cometido por profissionais quando tratamos de gestão de tempo é usá-lo para atividades que não merecem dois minutos de atenção.

Josh Davis é diretor de pesquisas do Institute for Personal Leadership de Nova York. Ele listou cinco formas de se manter motivado e produtivo em seu livro “Two Awesome Hours: Science-Based Strategies to Harness Your Best Time and Get Your Most Important Work Done”. Confira a seguir:

 

1 – Estabeleça uma agenda

Nossa mente trabalha melhor quando sabe o que está por vir. É aconselhável que você crie uma lista de tarefas, mesmo que possua uma rotina flexível. Afinal de contas, coisas inesperadas podem surgir a sua frente. Tenha suas prioridades delineadas antes do dia começar. Dessa forma, você evita o desperdício de tempo tentando descobrir o que precisa fazer e qual tarefa tem que concluir.

“Há momentos no dia que o trabalho é finalizado. Nessas horas, é importante saber qual é o próximo passo dentre suas prioridades e o que, dentre aquelas coisas, são de fato importantes”, conta Davis.

Ele aconselha que cada pessoa deve adotar o método que considera mais eficiente. Você pode escrever sua atarefas em uma agenda, no seu celular ou em um bloco de notas.

 

2 – Elimine distrações

Davis compara a memória de um trabalho a de um computador. Quem deixa muitas “janelas” abertas e “programas” inativos está desperdiçando seus recursos. Da mesma forma acontece com nosso cérebro, precisamos ter memória suficiente para fazermos nosso trabalho. Após concluir uma tarefa desafiadora, faça outra coisa que não exija tanta energia, como conferir seus e-mails, por exemplo.

 

3 – Alimente hábitos saudáveis

Dietas e exercícios não servem apenas para manter o corpo em forma. Eles também ajudam a fortalecer a mente. Alimente-se de forma adequada, com um mix de proteínas, vegetais e frutas. Beba muita água e controle o consumo de açúcar, fast food e cafeína. Pratique algum esporte antes de ir para o escritório, isso ajuda na concentração e na redução do estresse.

 

4 – Cuide de sua energia intelectual

Todos nós temos recursos limitados de energia mental para gastarmos ao longo do dia. O especialista sugere a prática de exercícios para melhorar nossas habilidades. Assim podemos equilibrar tarefas desgastantes com temas menos pesados. Davis aconselha a tomar muitas “pequenas decisões” na noite anterior a uma reunião importante ou apresentação para assim, não desperdiçar energia desnecessária quando realmente precisar.

 

5 – Tenha um ambiente de trabalho adequado

O que funciona para uma pessoa não necessariamente servirá para outra. Descubra como fazer seu ambiente de trabalho atender às suas necessidades. Se você trabalhar em um ambiente muito aberto ou em um cubículo, seu rendimento pode cair e isso já foi comprovado.

Usar fones de ouvido ajudam a cancelar ruídos presentes no ambiente, recomenda Davis. Ele também aconselha a manter sempre a mesa arrumada para não se atrapalhar com a desordem.

 


Gostou do nosso artigo? Quer conhecer mais dicas para melhorar seu trabalho? Venha tomar um café conosco! Entre em contato!

 

Entre em contato e conheça mais do nosso grupo!

contato@meepe.com.br

Posts recentes

Entre em contato e saiba como participar da Meepe Networking contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Dicas e Guias # , , , , ,
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *