fevereiro 26, 2018

Qual o momento de me reinventar e impulsionar minha carreira?

Qual o momento de me reinventar e impulsionar minha carreira?

Se sente confuso em relação a sua vida profissional? Não sabe se a sua empresa está no caminho certo? Saiba que esses questionamentos são comuns. Em determinados períodos de nossas vidas é normal nos questionarmos e nos reinventarmos. Ainda mais quando estamos em um ambiente de trabalho insatisfatório ou acabamos de passar por uma demissão. Veja em nosso artigo, como esse período pode ser benéfico para a nossa vida pessoal e profissional!

Independentemente da situação que você se encontra, está no ser humano uma vontade de mudar. Seja com a abertura de um empreendimento próprio, com uma especialização, com uma mudança de cargo etc.

Por exemplo, o artista plástico Marcello Passeri, de 51 anos, trabalhou durante anos em agências de publicidade, teve seu próprio negócio, muitos clientes e um bom retorno financeiro. No entanto, com o avanço da internet, o mercado mudou. Trabalhos que eram manuais passaram a ser digitais e o seu departamento deixou de existir da mesma forma.

Sem capital para acompanhar tais mudanças, o profissional “quebrou”. Com isso, surgiu a necessidade de se reinventar e de arriscar. Por intermédio do seu irmão arquiteto, acabou sendo contratado como líder de vendas de uma empresa de revestimentos. Onde trabalha também com a instalação de produtos – trabalho estético que domina devido aos anos na carreira publicitária.

 

“A gente às vezes toma alguns chutes fortes da vida, que nos fazem perceber que precisamos mudar. O meu primeiro ano nesta atual carreira foi bem difícil. É preciso estar predisposto a mudar e a aprender. Consigo me manter bem e hoje já posso elaborar um planejamento para o próximo ano, mas não tenho toda a segurança do mundo – e acho que nunca terei. O mundo muda rápido demais, vamos ter que viver prestando atenção e nos preparando para o caso de amanhã não existir mais o trabalho que fazemos hoje”, avalia Marcello.

 

Para a psicóloga e coach de carreira, Priscilla de Sá, é necessário analisar com racionalidade a natureza das nossas insatisfações. É preciso agir dessa maneira para que o profissional que está descontente saiba qual caminho deve seguir. Porque se a decisão for radical ela deve ser tomada não apenas pelas atuais circunstâncias, mas sim pela inquietude que vem há tempos.

 

“Você olha para o seu chefe e para o chefe do seu chefe e percebe que não quer ser como eles, não quer fazer o que eles fazem e levar a vida que eles levam. A pessoa que está nesta situação muitas vezes não tem mais orgulho da carreira ou mesmo da sua profissão. Ele vai ter que virar outro profissional”, afirma a psicóloga Priscilla.

 

No entanto, mesmo que você esteja certo de que precisa de uma mudança brusca de vida é necessário ter certos cuidados. A coach aconselha a ter calma e senso crítico no momento de fazer um novo planejamento de vida.

 

“Existe uma lista de o que não se pode fazer nessas horas. A primeira delas é jamais tomar uma decisão motivada por revanchismos. Muitas pessoas saem de uma empresa com raiva da organização, do chefe, do conselho. Esse lugar da mágoa é o pior em que se pode estar na hora de tomar uma decisão. Isso porque a nova realidade que esse profissional quer para a sua vida vai acabar nascendo de algo reativo, algo defensivo, e não de uma ação”, afirma.

 

O outro conselho da profissional é para as pessoas que tomam a decisão de abrir o seu próprio negócio. Para ela, motivações como não querer mais um chefe e flexibilidade de horário, são equivocadas. Pois, sendo o dono da empresa, você passará a ter vários “patrões“ (os clientes) – que muitas vezes não te permitirão descansar aos finais de semana. Além de ter que pensar bem mais nos outros.

Além disso, uma das formas eficazes para se reinventar no mercado é o networking. Porque é um meio de se trocar experiências, frequentar palestras, workshops etc. Para Priscilla, “o networking é uma poupança que fazemos, uma semente que se lança despretensiosamente e que em algum momento do futuro será útil”.

O Meepe é um bom exemplo de networking. Aqui o profissional tem a possibilidade de fazer contatos com pessoas comprometidas com o desenvolvimento de seus negócios e assim ganhar experiência de quem realmente entende do assunto! Venha tomar um café conosco e se reinvente!

Entre em contato e conheça mais do nosso grupo!

contato@meepe.com.br

Posts recentes

Entre em contato e saiba como participar da Meepe Networking contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Dicas e Guias # , , , ,
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *