abril 28, 2017

Marketing Institucional: uma breve contextualização

Marketing Institucional: uma breve contextualização

Palestrante: Suzano ViannaDiretor da Olive Comunicação e Marketing

Diferente do que muitas pessoas pensam, o marketing não é apenas a criação de um comercial para vender um produto. Mas sim, é parte importante para gerenciar a comunicação interna da empresa. Além de criar ações para melhorar a satisfação dos clientes, cuidar da imagem da empresa/marca em canais para garantir uma boa reputação para evitar perder novos clientes. E principalmente é através do marketing que são definidas as ações para gerar novas vendas, leads ou contratos de uma empresa.

 

A Primeira era do Marketing

Segundo Kotler, a primeira era do marketing, denominada 1.0, se desenvolveu durante a revolução industrial, em que o foco principal estava na venda dos produtos de forma massiva. Ou seja, as estratégias de comunicação eram empregadas de forma igualitária, sem levar em consideração os diferentes públicos alvo que existiam. Um exemplo desse tipo de marketing é a frase de Henry Ford “O cliente pode ter o carro na cor que quiser, com tanto que seja preto.”

 

A Segunda era do Marketing

A segunda era do marketing, iniciou-se na Era da Informação. Como objetivo de fidelizar os clientes devido o aumento de concorrentes. Embora ainda limitados, os produtos começaram a apresentar diferencial para os públicos. E as campanhas de comunicação passaram a explorar as funções dos produtos, mas com apelo.

 

A Terceira era do Marketing

Na terceira fase do marketing, denominada “Marketing 3.0”, os indivíduos passam a valorizar os valores e a visão das empresas para adquiriremqualquer produto. Ou seja, as pessoas passam a ser vistas como indivíduos não como simples consumidores. As campanhas de comunicação começam a ter apelo emocional e espiritual, não precisando mencionar as funcionalidades do produto, mas sim os valores que estão envolvidos na empresa e no indivíduo que consome.

Imagem e Identidade

Na palestra, Suzano apresenta o novo conceito estudado por Kotler  o “Marketing 4.0”. Que apesar de ser recente, promete inovações para o ambiente virtual.  Nesse novo momento do marketing os indivíduos passam a estar conectados a todo o momento. Os conceitos de co-criação e persona começam a aparecer. As empresas passam a definir melhor seus clientes, criando um personagem que ajude a empresa a compreender melhor quem é o cliente e a sua real necessidade, para assim ter-se a imagem do consumidor ideal.

Dentro desses conceitos, tem-se o Marketing Institucional. Popularmente conhecida como Gestão de Imagem de uma Marca, ou Entidade, que, através de várias ferramentas de comunicação, visa influenciar a Imagem da Marca junto dos seus diferentes Públicos.

Para compreender melhor a importância é necessário entender que os conceitos de identidade e imagem não são sinônimos e sim algo que se complementa. A identidade de uma empresa está no estabelecimento da missão, visão, valores e políticas da instituição. Ou seja, a maneira como a marca deve ser vista pelo seu consumidor.  Já a imagem é a percepção que o consumidor tem da marcar por meio de sua decoração, seu logotipo, as notícias que são apresentadas na mídia, propaganda e a relação entre seus funcionários.

Por não verem o marketing como uma ferramenta ampla, muitos têm sua imagem destoante da sua identidade. Isto é, utilizam da publicidade para passarem uma imagem, mas na verdade sua identidade se revela outra. Para que isso não aconteça é necessário que o marketing de sua empresa desenvolva estratégias. Sendo assim o seu consumidor reconhecerá a identidade da sua instituição de forma plena.

Isto é, não é função do marketing patrocinar eventos sociais e culturais se isso não estiver alinhado com a identidade da instituição. Cabe ao marketing mapear as ações que irão favorecer a sua imagem sem estar em conformidade com a sua essência.

 

Agradecemos, o palestrante pelo conhecimento compartilhado! Gostou do artigo? Continue acompanhando a nossa página e conheça o verdadeiro networking!

#marketing #marketing institucional #identidade #imagem empresarial #marketing 3.0 #publicidade #comunicação #networking #empresas #meepenetworking #bauru

Entre em contato
e saiba como participar da Meepe Networking
contato@meepe.com.br

Entre em contato
e saiba como participar da Meepe Networking
contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Sem categoria # , , , , , ,
Share: / / /

One thought on “Marketing Institucional: uma breve contextualização

  1. Fernando disse:

    Gostei bastante do seu artigo, parabéns pela iniciativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *