Build your base

Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem ei est.

BAURU             PIRACICABA            OURINHOS

Blog

Meepe / Dicas e Guias  / Como o mapa mental pode te ajudar no seu empreendimento
Foto que ilustra a realização de um mapa mental em uma reunião

Como o mapa mental pode te ajudar no seu empreendimento

Saiba mais sobre planejamento e organização a partir do uso do mapa mental na sua empresa. Confira!


Sabe quando você tem diversas ideias e projetos na cabeça e não consegue organizá-los? O uso do mapa mental pode te ajudar na organização e planejamento do seu empreendimento. Desde os anos 1970, o termo foi proposto pelo matemático e psicólogo inglês, Tony Buzan. A partir disso, sendo muito utilizado por diversas pessoas e empresas para várias finalidades. Vamos saber mais?

 

MAPA MENTAL: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO

O conceito de “Mapa Mental” surgiu nos anos 1970, mencionado pelo matemático e psicólogo inglês, Tony Buzan. Em geral, quando falamos em mapa mental significa realizar um exercício de organização, partindo de um assunto, questão ou tema principal e conectando questões secundárias por meio de recursos visuais.

Dessa forma, você pode usar palavras, quadros, papéis, figuras, cores ou números para representar essas conexões. Assim, isso pode ser feito de forma manual ou virtual.

 

COMO FAZER UM MAPA MENTAL

Portanto, para fazer um mapa mental não é preciso de muita coisa, com um papel e uma folha em branco você pode começar a desenvolver seu mapa.

Diante disso, confira o passo a passo:

1 – Escrever o assunto, tema ou palavra central do seu mapa no topo ou centro da folha;

2 – Depois, você pode circular a palavra ou assunto e utilizar setas para inserir as questões secundárias ou subtópicos relacionados ao assunto central;

3 – Pronto! Lembrando que você pode circular, ou fazer um quadrado, ou ainda utilizar cores diferentes para organizar as prioridades dos subtópicos do seu tema.

Além da forma manual, há também diversos programas virtuais que oferecem uma série de templates para mapas mentais. Com isso, garante a você mais facilidade na hora de construir seu mapa.

Confira alguns:

MindMaster

Canva

Mindomo

Coggle

Fazendo um mapa mental na empresa
PRATIQUE E ORGANIZE SEUS PROJETOS

Agora que você já sabe o que é e como fazer um mapa mental, utilize essa estratégia de organização e planejamento para melhorar ainda mais seu empreendimento. Por exemplo, você pode utilizar no dia a dia da sua empresa, em um planejamento de áreas, na organização de atividades internas ou externas etc. O importante é gerar conteúdo relevante sabendo organizar da melhor forma.

 

E se gostou do nosso artigo, continue nos acompanhando por aqui. Estamos sempre trazendo conteúdos interessantes!

Nenhum Comentário

Comentar esse Artigo