agosto 13, 2018

Como devo liderar minha equipe e administrar seus conflitos?

Como devo liderar minha equipe e administrar seus conflitos?

Para alcançar grandes resultados é preciso uma equipe alinhada e com emocional equilibrado. Veja como uma liderança efetiva consegue administrar os conflitos dos funcionários de forma positiva!

Um bom líder necessita de competências psicológicas e emocionais. Já que, em momentos de conflito, é o líder quem irá visualizar a situação como um todo, focando na solução do problema. É importante estar atento ao estado emocional de cada indivíduo, pois o comportamento humano é movido pelas emoções e os resultados são gerados pelas próprias pessoas.


A capacidade de administrar suas emoções e utilizá-las de acordo com seus objetivos e os de toda a equipe é chamada de Inteligência Emocional. De acordo com a Revista EXAME, até o ano de 2020, a Inteligência Emocional será uma das competências fundamentais para o profissional do futuro.

 

Confira agora 4 dicas de como a Inteligência Emocional pode auxiliar na liderança de sua equipe:

 

  • Separar conflitos pessoais dos profissionais

Ter divergências nas relações pessoais ou profissionais é muito comum. Mas se misturarmos esses dois lados, levar os conflitos pessoais para sua empresa (ou o contrário) pode causar um grande desgaste emocional. Conduzir suas emoções de forma eficiente e saber qual é o espaço de cada problema é fundamental.

 

  • Analisar os problemas

É preciso visualizar os conflitos de forma eficiente, focando sempre na solução ao invés do problema. Conseguir gerenciar suas emoções diante de um conflito pode ser um grande diferencial para solucionar a situação.

 

  • Melhorar os relacionamentos interpessoais

São as relações interpessoais que formam o clima organizacional de uma empresa. Em muitos momentos a desmotivação da equipe pode não vir da rotina do trabalho, mas sim das relações entre os colaboradores. Por isso é necessário incentivar um bom relacionamento entre sua equipe. Sempre com ética profissional e pessoal, o que colabora para atingir os resultados esperados.

 

  • Reconhecimento e feedback para a equipe

A Inteligência Emocional auxilia a ter empatia e reconhecer o próximo. Oferecer feedbacks constantemente sobre o trabalho de sua equipe e reconhecer a importância de seus funcionários pode ser um excelente meio para alcançar metas.

 

No geral, as emoções podem causar um enorme impacto em sua equipe.  Devido a isso, a Inteligência Emocional é uma competência fundamental para aumentar resultados em todas as áreas da vida.


Procurando mais dicas para alavancar os resultados de sua empresa?Venha tomar um café conosco! Entre em contato! Quer saber mais? Continue navegando pela nossa página!

Entre em contato e conheça mais do nosso grupo!

contato@meepe.com.br

Posts recentes

Entre em contato e saiba como participar da Meepe Networking contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Negócios # , , , ,
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *