abril 19, 2018

A importância dos seguros empresariais!

A importância dos seguros empresariais!

Você já parou para pensar nos imprevistos que acontecem com a gente e como eles podem atrapalhar a nossa vida se não estivermos preparados para lidar com essas situações, como roubos, acidentes, óbitos etc.? Da mesma forma que é importante um cidadão comum estar preparado para lidar com esses tipos de situações, é necessário que as empresas também estejam asseguradas para lidar com os imprevistos da vida!

De acordo com o portal de notícias, Estadão, contratar um seguro é uma maneira de proteger um patrimônio, um bem. O seguro, como o próprio nome diz, surge da necessidade de segurança das pessoas diante das incertezas e riscos que corremos em nosso cotidiano. São várias as opções de seguro hoje em dia: automóveis, residenciais, vida, acidentes pessoais, educacionais etc. Essa proteção tem um custo, chamado prêmio. É o que se paga para não correr o risco de perder algo muito valioso e para suprir uma grande perda material ou pessoal.

Você deve estar se perguntando qual a necessidade para uma pequena e média empresa de ter um seguro. Afinal, não há tantos bens como em uma empresa grande. Saiba que é errado pensar assim. Já pensou se uma eventualidade colocar todo o seu negócio na falência?

O bom empresário é aquele que tem uma visão macro do seu negócio, não tendo o foco somente em seus afazeres e transações. Mas sim em manter-se protegido para se acontecer algum imprevisto.

Hoje, no mercado de seguros, há várias opções que combinam com os diferentes tipos de modelos de negócios. Cabe ao empresário e a empresa de seguros saber quais são os maiores riscos.

Por exemplo, se um incêndio acontece em uma empresa do setor têxtil provavelmente esse negócio estará totalmente acabado. Diferente de uma empresa de tecnologia, em que os seus “bens” estão em outras coisas. Ela perde financeiramente pelos equipamentos, mas seus serviços podem estar armazenados em nuvem.

 

No Brasil, um tipo de seguro comum é a proteção de patrimônio, em que o objetivo é manter a empresa longe de riscos. Algumas categorias são obrigatórias, como incêndios e acidentes de trabalho. Já outros são opcionais como o seguro de roubos, reembolso de despesas emergências etc.

Os seguros obrigatórios, precisam existir para que a organização funcione normalmente. Afinal, incêndios e multas trabalhistas têm grande poder de inviabilização do negócio. Já os demais, existem para proporcionar maior segurança para o empresário.

Outro seguro comum é o de responsabilidade civil, que existe para o ressarcimento de danos relacionados ao patrimônio. Geralmente o plano tem o objetivo de cobrir todas as despesas de reparo.

 

Ou seja, as necessidades são distintas, então os seguros também são. Há seguros que prestam suporte aos sócios caso algum venha a falecer, que asseguram os bens, as possíveis ações trabalhistas etc.

Para o profissional Luciano Tane, os seguros são uma forma de assegurar tanto o proprietário do empreendimento como sócios e colaboradores. Se a empresa tem um seguro e algum funcionário sofre um acidente é possível que ele tenha o ressarcimento sem que as finanças da empresa sejam comprometidas, por exemplo.

Ainda de acordo com Luciano, muitas empresas pecam ao não fazer esse tipo de investimento e não dão a importância para situações inesperadas que podem acontecer e prejudicar o futuro das organizações. Principalmente das pequenas.

Por esse motivo, é importante conhecer a sua empresa e procurar um seguro que atenda as suas necessidades!

 

Se você tem interesse por um seguro empresarial e quer saber mais informações, procure uma corretora que realize uma análise bastante sensata acerca da situação atual de sua organização, de seu modo de administrá-la e das implicações prováveis em caso de um grande imprevisto financeiro.

Gostou do artigo? Aprendeu mais uma dica do mundo empresarial? Continue acompanhando a nossa página! Se você quer saber e discutir mais sobre o cotidiano das pequenas e microempresas, venha tomar um café conosco! Entre em contato!

Entre em contato e conheça mais do nosso grupo!

contato@meepe.com.br

Posts recentes

Entre em contato e saiba como participar da Meepe Networking contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Dicas e Guias # , , , ,
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *