Build your base

Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem ei est.

BAURU             PIRACICABA            OURINHOS

Blog

Meepe / Negócios  / Abrir uma franquia ou começar meu próprio negócio: qual a melhor opção?

Abrir uma franquia ou começar meu próprio negócio: qual a melhor opção?

As franquias são negócios que deram certo e acabam replicados em modelos prontos. Mas na hora de investir o que vale mais a pena: começar sua própria empresa ou abrir uma franquia? Confira em nosso artigo. Ter licença para utilizar uma marca, tecnologia e poder comercializar seus produtos ou serviços são condições firmadas em um Contrato de Franquia. Quem cede os direitos é chamado franqueador e quem recebe os direitos de uso é o franqueado. Segundo Ruy Barros, consultor do Sebrae, o modelo de franquia hoje é um dos mais bem-sucedidos do mundo.

 

“Serve para aquele empreendedor que não quer inventar a roda. Mas, apesar de ser um bom negócio, não serve para todos.”

 

Confira agora algumas vantagens de ter uma franquia:

– Marketing

Uma franquia necessita de um investimento menor em marketing quando comparamos a uma empresa própria. Isto acontece, pois, a maioria das franquias já são conhecidas no mercado.

 

– Compras coletivas

Compras em conjunto reduzem os valores dos produtos. “A negociação em rede beneficia a compra em escala. Até o preço dos uniformes tende a ser menor, conta Adir Ribeiro, CEO da Praxis.

 

– Facilidade de empréstimos

Se você ainda não possui todo o dinheiro para iniciar seu negócio, ter uma franquia pode facilitar muito o processo de empréstimo. “Conseguir crédito no banco para uma franquia é muito mais fácil e isso gera motivação. A franquia trabalha como órgão garantidor e o franqueado consegue uma linha de crédito especial” , relata Barros, consultor do Sebrae.

 

Porém, abrir seu próprio negócio também pode ser bem vantajoso. Como por exemplo:

– Potencial para expandir os negócios

“A chance de expandir o negócio é bem maior quando se tem uma marca própria. Você pode virar um franqueador. O risco é maior, mas o potencial de crescimento também aumenta”, afirma Cássio Spina, fundador da associação Anjos do Brasil.

 

– Criatividade e inovação

Caso o futuro empresário tenha um produto ou serviço que seja aceito no mercado, é melhor criar sua própria marca. Ribeiro conta que “O modelo favorece o empreendedor mais criativo, já que ele não precisará seguir padrões”.

 

– Liberdade na gestão

Os franqueados acabam sujeitos às regras de seus franqueadores e isto vale até mesmo para o local onde o negócio será instalado. Com uma empresa própria há mais liberdade para gerir seus negócios da forma que preferir.

 

Para entender qual formato de negócio é a melhor opção para você, é necessária uma avaliação criteriosa. Assim será possível saber qual o seu perfil e por onde seguir. Não importa qual seja sua escolha, é importante ter em mente que sonhar alto é o ponto de partida para o sucesso. Mas, sonhar não é o bastante. Também é preciso estabelecer metas e planejar seus passos para atingi-las com determinação e é claro, muito trabalho. Não existe uma receita pronta ou muito menos mágica. É necessário cumprir o básico para atingir o grandioso.


Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre empreendedorismo e como gerenciar seu negócio? Venha tomar um café conosco! Entre em contato! Quer saber mais? Continue navegando pela nossa página!