Build your base

Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem ei est.

BAURU             PIRACICABA            OURINHOS

Blog

Meepe / Palestras  / A exportação como estratégia competitiva para MEI

A exportação como estratégia competitiva para MEI

Saiba mais sobre o assunto com a palestra de Laís Medola da PEIEX (projeto extensão industrial exportadora)

Para quem acha que exportação é algo de empresa grande, está muito enganado! Segundo informações do governo federal, os empresários brasileiros, têm sido atraídos por negócios no exterior. No ano de 2016, as exportações das micro e pequenas empresas somaram US$ 2,2 bilhões, um crescimento de 10,6% (ou US$ 218 milhões) em comparação a 2015.

 

Planejamento é o segredo para o negócio!

No entanto, entrar nesse cenário não é tão fácil. É preciso ter planejamento para não ter prejuízo. Para André Marcos Favero, ex-diretor de negócios da Apex- Brasil, a primeira ação que deve ser feita é a avaliação das finanças e se a empresa tem capacidade suficiente de produção. Porque a exportação não deve prejudicar o fornecimento interno. Mas sim, ser um complemento do mercado nacional. Por exemplo, aumentando a produção ou fazendo a abertura em um novo turno.

Outro fator que o empreendedor precisa observar refere-se à cultura. Em muitos países as embalagens, cores, e o gosto do consumidor são diferentes. No México, as pessoas gostam de comida apimentada. Então se alguma empresa for exportar algum produto para esse país deverá se atentar ao sabor preferido pelos habitantes. O que demandará alterações para agradar o consumidor final.

Normalmente, as pequenas empresas entram no mercado de exportação por meio de parcerias com distribuidores ou representantes estrangeiros. Por diminuir os custos com uma operação própria no local. Porém, como qualquer negociação, é preciso ter uma assessoria jurídica que faça os contratos de acordo com a legislação internacional e de forma que sua empresa esteja assegurada caso aconteça algum imprevisto.

Como temos visto em outras palestras, as pequenas e microempresas têm crescido no Brasil. Mas, para que esse cenário seja realidade na sua empresa é preciso estar preparado. Investindo no marketing, nas finanças e agora no mercado exterior. Nós do Meepe, somos um grupo de networking que juntos procuramos fazer nossas pequenas e microempresas crescerem. Se você é um empreendedor, nos procure e venha alavancar seu negócio!

1Comentar

Comentar esse Artigo