
Evite o estresse! Confira 4 atitudes que fazem a diferença
Cuidar e administrar o próprio negócio não é uma tarefa fácil. Confira 4 atitudes para ajudar a lidar com o estresse!
Lidando com o estresse
Quem cuida do próprio negócio, já sabe que a rotina tem seus altos e baixos. Nem sempre é fácil, há inúmeros desafios e situações que, inevitavelmente, geram estresse e pressão.
Normalmente, quando estamos diante de situações consideradas estressantes, uma onda de substâncias químicas é liberada, instigando o nosso corpo a agir. No geral, pode ter três resultados: lutar, fugir ou, em alguns casos, congelar.
Em poucas palavras, quando estamos estressados não pensamos com clareza e nem tomamos boas decisões. Aliás, viver um estresse prolongado pode ter inúmeros efeitos físicos e mentais.
Quer saber como sair dessa situação e melhorar a sua postura diante das dificuldades do trabalho? Veja a seguir!

-Respire
Sim, pode parecer algo bobo, mas faz uma enorme diferença. Inspire profundamente pelo nariz durante cinco segundos e solte todo o ar pelo nariz, lentamente, contando até cinco. Faça isso algumas vezes e você se sentirá mais tranquilo. O oxigênio ajuda a dar a pausa necessária para que o seu cérebro reativo recue e o cérebro pensante assuma.
-Distancie-se para avaliar melhor a situação
Já parou para pensar que a carga emocional dificulta a tomada de decisões? Sempre temos um conselho para resolver os problemas do outro, mas quando estamos dentro da situação tudo fica complicado. A dica é se afastar do problema e avaliá-lo através de outro ângulo.
Não importa qual seja o estresse, tente mudar de perspectiva para encontrar diferentes soluções. E mais! Pense em qual conselho daria para alguém que estivesse na mesma situação que você.
-Faça pausas
Você faz pausas ao longo do dia? Claro que nem sempre é possível encontrar um espaço na rotina para relaxar alguns minutos. Porém, esse tempo de descanso torna-se essencial para equilibrar as emoções e conseguir manter a calma caso apareça imprevistos.
-Identifique o estresse
Pare para analisar de onde vem todo o estresse e a preocupação. É algo pessoal, familiar ou do trabalho? É frequente ou temporário? Está sendo causado por outras pessoas? As repostas para essas perguntas ajudam a identificar a melhor forma de reverter a situação.
Vale destacar que o estresse recorrente pode ser um sinal de alerta e procurar ajuda profissional
Mais calma, menos estresse!
Saber lidar com situações estressantes faz parte da trajetória do empreendedor. O que fará a diferença é a forma como cada um lidará com isso. Se precisar de incentivo, nosso grupo de networking, além de contribuir para ampliar a rede de contatos, compartilha experiências. Venha fazer parte!
Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando!
Nenhum Comentário