Build your base

Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem ei est.

BAURU             PIRACICABA            OURINHOS

Blog

Meepe / Dicas e Guias  / 5 erros que empreendedores iniciantes podem cometer

5 erros que empreendedores iniciantes podem cometer

É praticamente impossível fazer tudo certo no mundo dos negócios. Falhas são inevitáveis, porém, você pode se preparar para elas!  


Com a pandemia, a crise e o desemprego, muitos passaram a investir em um negócio próprio. No entanto, o empreendedorismo exige coragem, conhecimento sobre o mercado e constante atualização em conhecimentos específicos, e não são todos os empreendedores que possuem essas qualidades e informações. Os erros são comuns, mas podem ser evitados. Veja os principais e como não cair neles!

 

1. Não ter um plano de negócio

A falta de planejamento pode acabar com qualquer empreendimento. Por isso, para dar os primeiros passos, construir um plano de negócios é fundamental. Nele deve constar não apenas a ideia a ser desenvolvida, mas tudo o que envolve o projeto em curto, médio e longo prazo. Inclua, por exemplo:

-Planejamento financeiro (investimento, despesas e receitas)

-Análise do mercado (concorrência, fornecedores e parceiros)

-Estratégias de marketing (divulgação, promoção e qualidade)

-Plano operacional, caso ofereça um produto (vendas, estoque, entrega e distribuição)

erros-empreendedores-iniciantes
2. Não ter um diferencial

Compreender o que você tem a oferecer de diferente da concorrência ou explorar um nicho de mercado carente pode garantir a sobrevivência do seu negócio. Portanto, estabeleça o seu diferencial, crie estratégias de marketing e venda para atrair seu potencial público-alvo a partir dessa informação e verá como fica mais fácil conversar com consumidores, fornecedores ou parceiros.

3. Deixar as metas de lado

Você sabe aonde quer chegar com o seu negócio? Empreender não deve estar só relacionado com ganhar dinheiro. Sem metas, o empreendimento pode perder o ritmo, tendo dificuldade para lidar com as dificuldades. Pensando nisso, estabeleça metas a curto, médio e longo prazo. Isso o incentivará a buscar sempre a evolução e o crescimento do negócio, nos altos e baixos.

4. Desconsiderar o capital de giro

Aquele dinheiro reservado para a sobrevivência do negócio enquanto o dinheiro não chega muitas vezes é esquecido. De forma simples, o capital de giro é o dinheiro necessário para manter o empreendimento e garantir a sua continuidade.

Não existem regras sobre o montante do capital de giro, entretanto, fazer um planejamento para determinar o seu valor é o mais adequado. O primeiro passo é estimar quanto é necessário para quitar as despesas mensais.

Faça o seguinte cálculo: some o valor disponível no estoque com as contas a receber. Depois, subtraia do resultado as contas que precisam ser pagas e o valor de impostos/despesas. Esse é o valor mínimo necessário. Mas não esqueça, para calcular o ideal, deve-se multiplicar esse total por 6, pois assim você garante pelo menos um semestre de segurança.

5. Subestimar a divulgação

Mesmo que o seu negócio seja pequeno, você precisa contar com estratégias de comunicação e marketing se quiser divulgar os produtos ou serviços, ainda mais na fase inicial. Lembre-se, não dá para ficar esperando o cliente ir até você.

Converse com profissionais especializados em marketing, procure apoio no Sebrae e faça cursos que ensinem sobre vendas e divulgação online e off-line. Acesse também nosso conteúdo sobre como melhorar as redes do seu negócio.

Social media and digital online concept, smiling Asian woman using smartphone and show technology icon.

Em busca dos acertos

Reconheceu algum desses erros? Faz parte da caminhada de diversos empreendedores, mas você pode mudar isso e estar mais preparado para enfrentar as dificuldades. Aliás, conheça o nosso grupo de networking! É uma excelente maneira de ampliar sua rede de contatos, contar com o apoio de quem está empreendendo há mais tempo e divulgar o seu negócio para quem pode realmente fazer a diferença junto com você.  Seja um meeper!

 

Gostou do nosso conteúdo? Então continue nos acompanhando.

Nenhum Comentário

Comentar esse Artigo