junho 23, 2017

Empresas podem se unir sem perder a sua particularidade

Empresas podem se unir sem perder a sua particularidade

empresas unidas

Saiba como

Com o intuito de se tornarem competitivas diante das grandes organizações, as micros e pequenas empresas têm sentido a necessidade de se unirem. Essa união pode se dar de diferentes formas. As formas mais corriqueiras de se estreitar laços entre as organizações acontecem por meio da participação por meio de associações, centrais de compras e cooperativas.

Outra maneira bem recorrente desse tipo de união é por meio de centrais de compras. Esse método se dá quando as empresas fazem pedidos unificados aos fornecedores para conseguir descontos nas compras.

Outra metodologia que vem sendo utilizada é a Central de Negócios. Desenvolvida pelo Sebrae, consiste na união de micro e pequena empresa de um mesmo segmentos para vender e comprar . Nesse método mesmo atuando de forma independente, as organizações podem se unir e comprar com os mesmos fornecedores e conquistar o mercado consumidor por meio de campanhas publicitárias em comum.

grupo de contato

Veja 5 formas de unir empresas

 

  1. Associações. Entidades sem fins lucrativos que reúnem empresas de um mesmo setor de atividade. Tem objetivo de dar voz aos empresários diante do poder público e aumentar a visibilidade no mercado. Não podem efetuar compras em nome dela, mas os associados podem formar centrais de compras internamente para conseguir descontos com fornecedores.
  2. Centrais de compras. Empresas concorrentes ou de atividades complementares podem se organizar para fazer compras em grupo. Com mais empresários comprando do mesmo fornecedor, o poder de barganha aumenta e é possível conseguir descontos nos pedidos.
  3. Cooperativas. Normalmente, são formadas por trabalhadores autônomos que, sozinhos, não têm muita capacidade para negociar com fornecedores e clientes. É preciso um número mínimo de 20 cooperados para existir. A diretoria, eleita por votação, faz as compras e as vendas e repassa os custos e os lucros para os cooperados. Não têm fins lucrativos.
  4. Fusão. Duas ou mais empresas se unem e deixam de existir no mercado para formar uma nova marca. Aumenta o poder de negociação com fornecedores, a variedade produtos e reduz custos com funções repetidas, como contadores e advogados.
  5. Incorporação. Duas ou mais empresas se juntam e apenas uma delas continua a existir no mercado, enquanto as demais envolvidas no negócio são absorvidas. É comum muitas fusões se darem pelo processo de incorporação para fugir da burocracia para abertura de uma nova empresa. (fonte UOL Notícias)

Além dessas formas, outra maneira que as micros e pequenas empresas têm utilizado de outras maneiras para se unirem. Uma delas é por meio do networking. Ao se relacionar em uma rede de contatos, empresários podem se aliar e conseguir vantagens juntos. Como a compra de produtos e serviços. Venha fazer parte do nosso grupo Meepe de Networking.

Gostou do conteúdo do nosso conteúdo?
Venha fazer parte do grupo de networking Meepe

#MeepeNetworking #networkingbauru #meepe #rededecontatos #empresários #segurançanasempresas #inovação

Entre em contato
e saiba como participar da Meepe Networking
contato@meepe.com.br

Entre em contato
e saiba como participar da Meepe Networking
contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Dicas e Guias , Pequenos Negócios # , , , , , ,
Share: / / /

3 thoughts on “Empresas podem se unir sem perder a sua particularidade

  1. legal muito bom este artigo valeu!!!

  2. juliana disse:

    Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço

    1. admin disse:

      Ficamos felizes em compartilhar nossos conhecimentos! Venha tomar um café conosco e conhecer mais sobre o Meepe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *