maio 28, 2018

Sua empresa está preparada para a revolução tecnológica?

Sua empresa está preparada para a revolução tecnológica?

Se você é empresário provavelmente já ouviu falar que precisa estar atualizado e preparado para lidar com as inovações tecnológicas que aparecem no mercado cada vez mais competitivo. Realmente essa informação está correta, desde a primeira revolução industrial, o mercado se modifica constantemente, e as empresas que não se preparam ficam para trás. Mas, com tantas mudanças, em qual patamar a sua organização se encontra?

Entre 1760 e 1840 aconteceu a primeira revolução industrial. Época que foi impulsionada pela máquina a vapor e pela construção de ferrovias e das rodovias. No final do século XIX e início do século XX com a produção em massa, desenvolvimento da energia elétrica e as novas técnicas de administração e produção veio a segunda revolução industrial. Em 1960, com a evolução da tecnologia da informação e comunicação, vem a terceira revolução industrial. Período que se estende até hoje e que causa espanto para muitos. Afinal, as mudanças são imensas com o advento dessas tecnologias, como a alteração de toda a dinâmica de trabalho, a forma de relacionamento entre os clientes e as organizações. Que pedem mais transparência, redução de processos etc.

Mas, o que as pessoas não perceberam é que, com tantas mudanças vindas dessas revoluções, já estamos vivendo uma nova fase: a 4º Revolução Industrial (revolução digital). E que com ela temos inúmeras oportunidades e novos desafios para as empresas. As tecnologias que estão sendo desenvolvidas como Inteligência Artificial, Big Data, IoT (Internet ofThings), Robótica etc, podem trazer impactos que muitas vezes não calculamos. Isso, devido à velocidade da transformação de tudo. Ou seja, a evolução científica está evoluindo exponencialmente. Enquanto que no passado, evoluía de forma linear.

Mas, como a minha pequena empresa pode se preparar para tudo isso?

Muitos empresários de pequenos negócios podem estar imaginando “como posso estar preparado para o uso de novas tecnologias se não tenho recursos nem para fazer investimentos básicos?”. Sabemos que certas informações podem assustar mesmo. Por esse motivo, é preciso compreender que a nova revolução tecnológica está impactando as empresas de forma heterogênea. Afinal, em cada país as “revoluções industriais” acontecerão de forma diferente.

O que explica porquê há regiões e empresas em estágio mais avançado no uso das novas tecnologias, e outras regiões e empresas que ainda estão bem atrasadas. O primeiro passo então, é fazer uma análise do seu negócio e do ambiente em que está inserido. Para assim, detectar como está em relação ao uso de novas tecnologias e a capacidade de inovação dos produtos e serviços.

E junto com isso, proporcionar uma cultura organizacional que incentive a criatividade e inovação tecnológica. É necessário que as pessoas se adequem aos novos tempos, sendo preciso muitas vezes mudar a visão, a missão, os valores, a estrutura de poder etc.  Ou seja, o objetivo deve ser a transformação da empresa. Para que ela seja mais ágil, flexível, dinâmica e criativa.

Em conjunto com tudo isso, vem a busca por conhecer as novas tecnologias que podem impactar a sua empresa. Cabe aí a utilização de novas ferramentas de Open Innovation, inovação aberta, envolvendo pessoas e instituições externas do chamado ecossistema de empreendedorismo e inovação, para potencializar a capacidade de inovação do seu negócio (PORTAL TERRA).

E por fim, tenha em mente por meio do planejamento estratégico da sua empresa, o que você quer para o futuro. Assim, fica mais fácil saber qual desenvolvimento tecnológico é necessário para sua organização. Afinal, não é toda empresa que irá utilizar robôs e inteligência artificial. Mas, esses e outros recursos existem e estão aí. Basta estar preparado para utilizar a tecnologia a seu favor.

Gostou do artigo? Quer compartilhar mais conhecimento a respeito? Tome um café conosco! Aqui no Meepe estamos engajados para fazer os negócios crescerem e se desenvolverem em conjunto com as novas tecnologias. Entre em contato!

Posts recentes

Entre em contato e saiba como participar da Meepe Networking contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Dicas e Guias # , , , , , ,
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *