março 26, 2018

Desenvolvimento econômico é sinônimo de pequenas empresas e startups

Desenvolvimento econômico é sinônimo de pequenas empresas e startups

Quem já ouviu falar que as empresas brasileiras precisam de incentivo? De acordo com Glauco Antonio Truzzi Arbix, professor titular da USP e coordenador do Observatório da Inovação da mesma universidade, o Brasil precisa das pequenas empresas e das startups para crescerem! Saiba o porquê em nosso artigo!

De acordo com Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), os pequenos negócios são formados pelas micro e pequenas empresas (MPE) e pelos microempreendedores individuais (MEI).

Só no Brasil há 6,4 milhões de estabelecimentos. Sendo que 99% são micro e pequenas empresas (MPE). As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões), de acordo com Sebrae.

 

Com essa quantidade de pequenas empresas, porque o pesquisador afirma que o Brasil precisa desse tipo de negócio e das startups? 

Segundo o pesquisador, a economia brasileira produz muito menos do que precisaria produzir “para dar conta de mazelas e de problemas que são, às vezes, de décadas e décadas que se arrastam por aí”.  Porque para “superar esse déficit, a nossa economia tem de ser muito eficiente, o que ela não é.  Mas, o trabalhador brasileiro carece de qualificação profissional, e isso pesa no frigir dos ovos”.

 

Com o mundo globalizado, em que temos facilidade para adquirir um produto de outros países, as empresas brasileiras precisam crescer para enfrentarem a grande competitividade e estarem prontas para o mercado externo.

Para que esse cenário aconteça, é necessário que se tenha incentivo para a inovação dentro desses espaços. Sendo as startups e pequenas empresas uma luz no fim do túnel para esse processo de dinamização da economia.

 

De acordo com Franklin Luzes, COO da Microsoft Participações, falta entre as startups brasileiras a ambição de expandir suas operações para fora do Brasil e “dominar o mundo”. “Eu brinco que todo mundo usa o Waze, que foi criado em Israel. Eu adoraria ver em alguns anos pessoas em Israel usando um software de brasileiros”. “Sou um otimista convicto de que é possível ter sucesso no Brasil e crescer”, afirma.

Saiba mais sobre o conceito de startup em nosso artigo: Startup: Por Onde Começar?

Iniciativas existentes no Brasil para o desenvolvimento das Startups e Pequenas empresas

Para que as empresas se desenvolvam há no Brasil algumas iniciativas, como:

 

– Programa Start-Up

Idealizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com aceleradoras, o programa Start-Up, tem o objetivo de apoiar empresas que estão nascendo e possuem uma base tecnológica. Foi criado por reconhecer a função que as startups têm de revitalizar o mercado, mas que precisam de um ambiente que incentivem o seu desenvolvimento.

O programa funciona por edições com duração de um ano. Em cada edição são lançadas até duas chamadas públicas, uma para qualificar e habilitar aceleradoras e outra para a seleção de startups, com rodadas semestrais.

Saiba mais:https://www.startupbrasil.org.br/sobre_programa/

 

– Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é uma entidade privada sem fins lucrativos que contribui com o desenvolvimento das pequenas empresas.

De acordo com o portal da entidade, o objetivo é ser uma fonte de apoio para os pequenos empresários que precisam de capacitação (gestão) e orientação sobre o acesso ao crédito para que seja de fato um instrumento de melhoria de negócios.

Saiba mais: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

 

E veja o vídeo explicativo:

Em Bauru, uma maneira que um grupo de empreendedores estão utilizando para desenvolverem seus negócios é por meio do networking. Por exemplo, o grupo Meepe – que tem o intuito de reunir empresários de Bauru e região para fecharem novos negócios e discutirem como podem desenvolver as suas empresas!

Saiba o que é networking em nosso artigo: Networking – Rede de Negócios!

Se você é de Bauru e região e quer ver o país e a sua empresa se desenvolvendo venha nos conhecer!  Entre em contato!

Entre em contato e conheça mais do nosso grupo!

contato@meepe.com.br

Posts recentes

Entre em contato e saiba como participar da Meepe Networking contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Startup # , , ,
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *