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Conta pessoal x conta empresarial: como separar?

Separamos algumas dicas importantes para você saber separar a sua conta pessoal da conta empresarial. Confira!


Saiba separar a conta pessoal da empresarial

Se você é empreendedor, sabe que há inúmeras responsabilidades para fazer o negócio dar certo. O controle financeiro, por exemplo, é fundamental para conseguir organizar as finanças e saber separar a conta pessoal com a empresarial.

É importante ter em mente que se não existe um controle financeiro, fica difícil ter ciência se sua empresa é lucrativa, rentável, quais são suas despesas fixas e variáveis, qual o custo fixo e variável, qual o custo de seus produtos ou serviços e até o quanto você tem a pagar e receber.

Pensando nisso, para te ajudar a melhorar a gestão do dinheiro e, consequentemente, o desempenho do negócio, separamos algumas dicas.

  1. Crie uma conta pessoal e outra empresarial

Desde o começo, é preciso saber diferenciar as finanças pessoais do dinheiro da empresa, principalmente porque muitas vezes o investimento inicial é realizado pelo próprio dono. Sendo assim, tenha uma conta pessoal e outra empresarial.

 

  1. Faça anotações e mantenha a organização

Recebeu um valor em dinheiro pela empresa e vai utilizar para pagamento de despesas pessoais? Anote tudo e aponte em seu controle de retiradas. Aliás, separe as duplicatas a serem pagas, as pessoais e as da empresa, em pastas distintas. Separe também os seus comprovantes de pagamentos.

 

  1. Defina retiradas fixas

Estabeleça retiradas fixas mensais, equivalentes ao Pró-labore, que é o pagamento pelos seus serviços prestados a sua empresa. Outra dica é definir uma renda extra, com base em um percentual estabelecido sobre o lucro do período. No entanto, não é recomendável mexer no caixa para pagar contas pessoais no restante do mês.

 

  1. Mantenha um planejamento financeiro

Uma empresa sem planejamento financeiro está cometendo um grande erro. Por isso, mantenha um planejamento onde conste todas as projeções de receitas e despesas anuais, uma reserva mínima de capital de giro, reserva para investimentos e reserva para férias/décimo terceiro de colaboradores, caso tenha.

 

Controle financeiro sem dor de cabeça

Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar você a saber separar a conta pessoal da conta empresarial. Caso tenha dificuldades em colocar tudo isso em prática, o ideal é procurar um profissional do ramo financeiro. E se precisar de indicação, já sabe né? No Meepe, temos profissionais de diversas áreas que podem auxiliar, e muito, no seu negócio!

Entre em contato!

 

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