
Inteligência Positiva: o que é e como utilizá-la em nossa vida!
Comece de onde você está, use o que você tem e faça o que você pode. Constantemente ouvimos que devemos ser inteligentes para alcançar nossos objetivos. E para isso devemos nos esforçar muito, estudando matemática, português, inglês, gestão, economia etc.
No entanto, você também ouviu falar sobre inteligência emocional e talvez não tenha dado a devida importância. Este conceito foi criado pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman, presente na psicologia, e é utilizado para que os indivíduos identifiquem suas emoções com mais facilidade.
Ou seja, por meio da inteligência emocional conseguimos controlar nossos impulsos, conduzir nossas emoções, praticar a gratidão, motivar e encorajar o próximo.
Para a nossa palestrante Janaina Rodrigues, por meio desse tipo de inteligência, conseguimos controlar as nossas emoções – que têm a tendência de nos enganar, evidenciando o lado negativo da vida. É como se sempre tivéssemos um “bloqueio” para ter o controle das emoções e sentimentos. Não atingindo assim seus objetivos pessoais e profissionais.
Quando temos a inteligência emocional conseguimos mudar a forma de pensar e agir, superamos adversidades, vendemos mais e melhoramos nossos relacionamentos. Afinal, você já parou para pensar que seus resultados insatisfatórios podem estar relacionados aos seus comportamentos ‘produzidos’?
Isso ocorre por termos a dificuldade de identificar o que queremos. E por atrairmos o que sentimos. Isto é, se você é uma pessoa negativa e perdida em seus planos, automaticamente não conseguirá sair da sua zona de conforto!
A melhor forma de sair dessa situação é: enfraquecer os sabotadores e fortalecer os músculos do cérebro. Como? Identificando e observando os pensamentos que te impedem de olhar a vida de forma positiva e desviando a sua atenção por 10 segundos em algum dos sentidos. Por exemplo, separar um tempo para escutar a sua respiração.
Janaina Rodrigues, deu algumas dicas para você conseguir atingir a inteligência positiva:
Anote em sua lista o que faz sentido para você colocar mais foco:
1 – Assuma o controle da sua vida;
2 – Identifique alternativas;
3 – Pare de dar desculpas;
4 – Evite julgamentos;
5 – Conte suas bênçãos diárias e agradeça mais;
6 – Invista mais tempo com seus familiares;
7 – Saboreie as alegrias da vida;
8 – Perdoe mais;
9 – Reduza o desperdiço;
10 – Creia;
11 – Crie o hábito de elogiar;
12 – Um elogio sincero pode mudar seu dia;
13 – Vibre.
Você atrai aquilo que sente, aquilo que teme. O seu pensamento, o que está em foco, se expande.
Agradecemos a palestrante por compartilhar seu conhecimento conosco!
Se você se interessou pelo artigo e por nosso grupo, entre em contato! Esperamos a sua presença no próximo café da manhã para aprender e empreender!
Nenhum Comentário