julho 20, 2018

Por que a comunicação é importante em todas as áreas de nossas vidas?

Por que a comunicação é importante em todas as áreas de nossas vidas?

Além de ser fundamental para nossa sobrevivência, saber ler e interpretar amplia nossos horizontes em todas as áreas da vida, inclusive nos negócios!

De acordo com a pesquisa Indicador de Alfabetismo Funcional, apenas 22% dos brasileiros que chegaram à universidade possuem plena condição de compreender e se expressar. Esses jovens adultos estão no nível mais avançado do alfabetismo, são leitores capazes de entender e se expressar utilizando números e letras. Também são capazes de elaborar e entender textos como e-mails e descrições, além de opinar sobre um posicionamento ou estilo de texto. O preocupante é que a pesquisa de 2016 mostra que 4% dos universitários ocupam o grupo de analfabetos funcionais.

 

Comunicação precisa ser exercitada

A capacidade de comunicação e a linguística são habilidades complexas do ser humano. Elas necessitam de estímulos e referências para serem exercitadas. Através da leitura nós aprendemos, sonhamos e adquirimos experiências lógicas e criativas que mudam nossas vidas.

Muitas pessoas possuem dificuldades de escrita, leitura e interpretação. O historiador e educador Otávio Pinheiro conta que “nunca se escreveu tanto, tão errado e se interpretou tão mal na história da humanidade”. Ele defende o empreendedorismo socialcomo ferramenta para melhorar a situação. “Defendo que saber ler e interpretar é questão de sobrevivência. O prazer de ler, escrever e interpretar amplia nossos horizontes, amplifica nossa imaginação e nos liberta de preconceitos, extremismos e opiniões fundamentalistas. “ 

 

A importância de escrever e falar bem

Muito provavelmente você não trabalha sozinho e precisa se comunicar com o restante da equipe, seja por e-mails, notas, memorandos etc. Quanto mais direta for sua comunicação, maiores são as chances de atingir sucesso com suas tarefas.

Em apresentações e reuniões é fundamental saber falar bem para expressar com clareza sua ideia. Assim, fica mais fácil de defendê-la e convencer o público.  Gírias mal colocadas, erros e linguajar chulo atrapalham o envolvimento dos ouvintes e tiram sua credibilidade.

 

Deixa eu te falar uma coisa!

Interessado em melhorar sua comunicação? Participe de nossa palestra com o professor Sinuhe. Serão abordados diversos aspectos de linguagens de forma dinâmica, didática e divertida. Ideal para contatos de vendas, conversação com o público, postagens nas redes sociais, escrita de emails, dicas para concursos públicos!

Serviço: Palestra “Deixa eu te contar uma coisa!“ com Prof. Sinuhe. Dia 27/07 às 09h. Av. Duque de Caxias 5-54, Bauru/SP.


Gostou do nosso artigo?Venha tomar um café conosco! Entre em contato! Quer saber mais? Continue navegando pela nossa página!

Entre em contato e conheça mais do nosso grupo!

contato@meepe.com.br

Posts recentes

Entre em contato e saiba como participar da Meepe Networking contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Negócios # , , ,
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *