abril 23, 2018

Como lidar com a dificuldade de falar em público

Como lidar com a dificuldade de falar em público

Tremedeira, dores na barriga, alteração na voz, transpiração etc. Essas são algumas reações comuns para as pessoas que têm certo receio de falar em público. Afinal, falar para os outros não é uma tarefa simples. Pois nunca sabemos qual será a reação do outro e, se a nossa exposição será bem compreendida. Veja em nosso artigo algumas dicas para se sair bem em suas apresentações!

 

Tenha Autoconhecimento

Assuma suas limitações e seus pontos fracos. Não tem problema nenhum se você não tem facilidade e nem aptidão para falar em público. Quando sabemos como somos, fica mais fácil lidar com a situação. Por exemplo, se seu chefe pede para desenvolver uma palestra em que será preciso se expor, automaticamente você começará a trabalhar suas fraquezas de forma mais simples. Como treinar a apresentação, falar com os colegas etc.

Saiba qual o seu público e conheça o local

Um dos maiores problemas das pessoas que têm dificuldade de se expressar em público é não saber lidar com imprevistos, como a energia acabar e não ter aonde expor a apresentação em PPT, alguém fazer um tipo de questionamento, o local não ter um clima agradável etc. Para evitar ser pego de surpresa e ficar ainda mais nervoso com a situação, procure se prevenir e informe-se!

Pratique

Segundo a diretora-gerente do Citigroup, Linda, a melhor maneira de praticar não é decorar o que vai ser falado exatamente, mas sim memorizar a linha de raciocínio e a fluidez das mensagens. “Acima de tudo, lembre-se de que menos é mais quando o assunto é falar em público. Eu acredito que a média de atenção da plateia é de cerca de 20 minutos”, afirma.

Alimente-se bem

Para evitar que o nervosismo afete a sua saúde, procure comer alimentos leves um dia antes. Mas não ingira muito líquido para evitar idas ao banheiro e alimentos muito pesados (que atrapalhem a digestão e afetem o seu humor).

 

Para saber mais veja, o vídeo que separamos para você:

E além de tudo isso, tenha a consciência de que até mesmo as pessoas com mais aptidão para lidar com o público, têm as suas limitações e se esforçam sempre para superar os seus limites.

 

Nós do Meepe, estamos sempre ajudando uns aos outros em nossas reuniões e encorajando cada um a superar os seus limites! Venha tomar um café conosco!

Entre em contato e conheça mais do nosso grupo!

contato@meepe.com.br

Posts recentes

Entre em contato e saiba como participar da Meepe Networking contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Dicas e Guias # , , , ,
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *