julho 20, 2017

Como criar uma Startup em 54 horas (e ter uma experiência incrível)

Como criar uma Startup em 54 horas (e ter uma experiência incrível)

Startup

Tem uma ideia nova e gostaria de colocá-la em prática? Com o intuito de instigar o espírito empreendedor das pessoas, a Startup Weekend é a melhor opção para quem deseja tirar suas ideias do papel e tornar real em um final de semana.

 

O que é?

Startup Weekend é um evento que acontece em um final de semana e que tem como objetivo dar um incentivo para quem quer iniciar uma startup (sair com uma empresa).

 

Perfis ao se inscrever

Ao se inscrever, você escolhe o seu perfil:

  • Desenvolvedor: pessoas com conhecimentos técnicos em programação e construção de sites e aplicações;
  • Designer: quem manja (manja? Num sei se encaixa aqui essa palavra) de layout, ficará responsável pela identidade visual e ações que envolvem design gráfico;
  • Empreendedor (não técnico): quem entende mais de negócios, geralmente fica responsável por ir à rua para falar com os clientes e pensar o modelo de negócios com mais afinco.

 

Como funciona?

 

SEXTA-FEIRA

O evento começa no final da tarde de sexta-feira. No primeiro momento, tem-se o credenciamento e logo após começa uma palestra relacionada à temática das startups. Depois da palestra, as pessoas têm 60 segundos para apresentá-la (é o famoso pitch). Depois, cada participante vota nas ideias que mais se identificou.

As ideias mais votadas são selecionadas para serem trabalhadas durante o final de semana e, durante o jantar. Os participantes se organizam em grupos, sendo que cada grupo representa uma das ideias selecionadas;

 

BADO

No sábado as atividades se iniciam às 8h ou 9h. Os grupos começam a transformar o que era uma idéia em um negócio que faça sentido. Geralmente no final da manhã acontece uma palestra sobre modelo de negócio e business model canvas, para a turma ter uma base mais sólida para o trabalho que farão no resto do final de semana.

Após o almoço, as equipes começam o contato com o grupo de mentores. Os organizadores do evento selecionam um grupo de mentores de acordo com o perfil do evento, e essa turma se reveza passando de grupo em grupo para ajudar os integrantes a desenvolverem o seu modelo de negócio. No restante do dia, as equipes começam as atividades para que a ideia saia do papel.

 

DOMINGO

No último dia do evento, os participantes se reúnem e as atividades seguem até o final da manhã, quando acontece uma palestra sobre pitch para os grupos começarem a preparar a sua apresentação final.

Após o almoço a montagem e treinamento das apresentações se intensifica, e os representes de cada grupo ganham alguns minutos com alguns mentores para treinar e receber feedback sobre a sua apresentação.

Geralmente no fim, os grupos devem entregar as apresentações e, logo após, começam as apresentações finais. Cada grupo tem de 3 a 5 minutos para apresentar a sua startup. Os vencedores ganham prêmios oferecidos pelos patrocinadores e apoiadores do evento, além da exposição da mídia, o que facilita que a ideia saia do papel.

 

 

E você? Gostou do artigo? Se interessa por esse tema?

Continue acompanhando a nossa página!

Gostou do artigo? Continue acompanhando a nossa página que sempre estamos compartilhando conteúdos pertinentes para a sua vida profissional!

#MeepeNetworking #networkingbauru #meepe #rededecontatos #empresários #redes #redessociais #estratégias #empreendedorismo #negócios #startup #inovação

Entre em contato
e saiba como participar da Meepe Networking
contato@meepe.com.br

Entre em contato
e saiba como participar da Meepe Networking
contato@meepe.com.br ou preencha abaixo:

Dicas e Guias , Palestras , Palestras Convidados # , , , , , , , ,
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *